Exame de Proficiência CELI

CERTIFICATO DI LINGUA ITALIANA – Università per Stranieri di Perugia

A certificação CELI

A certificação CELI (Certificato di Lingua Italiana) é um documento oficial emitido pelo Centro per la Valutazione e le Certificazioni Linguistiche (CVCL) da Università per Stranieri di Perugia e reconhecido pelo governo italiano, cuja finalidade é mensurar e atestar a proficiência na língua italiana do nível A1 ao C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR)*.

*O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido que mensura a proficiência em um determinado idioma a partir de uma escala de seis níveis, do A1 ao C2.

Para que serve a certificação CELI?

O certificado, que possui reconhecimento internacional, pode ser utilizado para fins de estudos, trabalho, dentre outras finalidades para as quais é necessário apresentar uma declaração oficial de proficiência linguística no idioma italiano.

A título de exemplo, o nível B1 (CELI 2) é requisito para obtenção da cidadania italiana por casamento e o nível B2 (CELI 3) é o nível mínimo exigido para um estrangeiro ingressar nas universidades italianas.

Quem pode fazer o exame de proficiência CELI?

Cidadãos estrangeiros
Cidadãos italianos residentes no exterior

Para se submeter a uma prova de proficiência CELI não há restrições de idade ou títulos de estudo específicos. Os níveis são independentes e não é necessário ter superado um nível anterior.

Níveis oferecidos pela Certificação CELI

Assim como disposto no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), as provas de proficiência CELI atestam o conhecimento e domínio de competências linguísticas-comunicativas específicas, de acordo com a complexidade e grau de aprofundamento no idioma:

Nível elementar

CELI IMPATTO (nível A1) e CELI 1 (nível A2)

Nível intermediário

CELI 2 (nível B1), CELI 3(nível B2)

Nível avançado

CELI 4 (nível C1) e CELI 5 (nível C2)

Tais competências são avaliadas por meio de provas de habilidades de audição, leitura, produção escrita e oral, bem como análise das estruturas de comunicação (no caso do nível avançado).

A certificação CELI também oferece módulos diferenciados para públicos específicos:

CELI i A1/A2/B1 Immigrati

Estrangeiros adultos com intenção de migrar para a Itália*.
*CELI 2 i (B1): cidadãos estrangeiros que querem adquirir a cidadania italiana por casamento

CELI a A2/B1/B2 Adolescenti

Jovens entre 13 a 17 anos

Aprovação no exame de proficiência CELI

O exame de proficiência CELI é considerado superado quando o candidato alcança a pontuação mínima em cada habilidade avaliada. Caso o candidato não tenha um aproveitamento suficiente em uma ou mais habilidades, poderá repetir o exame apenas nas partes em que não foi aprovado (capitalização) em até 12 meses da data de realização do exame não superado.

Resultado do exame de proficiência

Os candidatos podem acessar o seu resultado diretamente no site do CVCL da Università per Stranieri di Perugia www.cvcl.it/home-cvcl, por meio do seu número de matrícula e a data de nascimento. O prazo para publicação dos resultados pode levar até 3 meses a contar da data de realização do exame.

Os certificados são emitidos na sede do CVCL na Itália e encaminhados para a sede do Centro de Línguas da Fundação Torino.

Sede do exame

Os exames serão aplicados na sede do Centro de Línguas da Fundação Torino, em Belo Horizonte/MG.

Data dos próximos exames, inscrição e valores

Em breve serão divulgadas mais informações sobre as datas de 2022, os procedimentos e valores para as inscrições.

Tem alguma dúvida?

Fale com a gente